sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Criançada e o mundo dos livros


A criança, antes de entrar na escola, já começa a extrair os significados, as construções e as aplicações da linguagem. Porém, é na escola que ela desenvolve tudo o que for adquirindo. Na educação infantil, essa faixa etária tem o primeiro contato com o ambiente escolar e com a leitura. Esse contato inicial é fundamental e possui efeitos decisivos que acarretam em níveis posteriores.

A pedagoga e coordenadora infantil, Antonina Campos afirma que a leitura é de fundamental importância. "A leitura descortina os horizontes do saber, enriquece o vocabulário e a facilidade de comunicação, disciplina a mente e alarga a consciência. No final de cada livro, ficamos enriquecidos com novas experiências, novas idéias", garante.

Ela ainda acrescenta dizendo que o exemplo familiar é o passo inicial para formar uma base sólida para a criança em relação à leitura futuramente. "É importante que a família faça as suas leituras em situações de partilha com a criança. Incentivar os filhos à descoberta do prazer da leitura depende da sensibilidade dos pais", diz.

Métodos para incentivar a leitura

Nem todas as crianças demonstram interesse pela leitura. A escola deve criar métodos para incentivar o hábito de ler. Porém, não há regras. "O importante é que se saiba que a leitura garante um estudo eficiente, quando aplicada qualitativamente. O verdadeiro educador sabe que gostar de ler não é um dom, mas um hábito que se adquire", explica a pedagoga.

Ler não significa apenas juntar letras e formar palavras; e sim interpretar, decodificar a mensagem. A leitura não é feita somente através dos símbolos do alfabeto. Existem outros códigos que produzem textos: uma obra de arte, uma cor, um desenho simples, um gesto, um comportamento.

Também é importante ler para as crianças. A jornalista Nísia Rizzo, mãe de dois garotos é adepta desse método. "Leio para eles, de forma dramática, imitando vozes, com direito a sonoplastia e tudo, compro livros, visito bibliotecas com eles, complemento os estudos que eles estão realizando na escola com outros materiais que tenho em casa ou veja algo suplementar na internet como forma de estimular neles a pesquisa", assevera a mãe.

Internet X Leitura

Hoje em dia, as crianças estão usando cada vez mais cedo o computador, acessando a interntet. A funcionária dos Correios, Christiane Santanda, conta que seu filho Ivan, de sete anos, adora ficar no computador e ela vê bons resultados. "O computador auxiliou ele no desenvolvimento cognitivo. Ele desenvolve muito a interpretação. Meus filhos mais velhos, que não utilizaram computador na infância, tiveram a leitura pré-silábica, mais lenta.

A pedagoga Antonina Campos diz que quando a internet é bem utilizada, traz oportunidades de obtenção de informações em relação a qualquer contexto e área do conhecimento. "Além disso, é fonte de entretenimento. Bem orientada quanto ao uso da net, a criança pode desenvolver o poder da imaginação, reflexão e argumentação", esclarece.

A leitura favorece o desenvolvimento da criança. Incentivar a leitura desde a educação infantil é fundamental para despertar o interesse na garotada. "Leituras saudáveis produzem leitores seletivos diante da avalanche de informações, e-mails, programas de TV, notícias que a modernidade nos impõe", finaliza Antonina.

Notícias relacionadas:

Importância da leitura

Leitura na formação das crianças

Incentivo às crianças



Por: Belissa Marchi e Naiara Rocha