segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Link como recurso jornalístico

Os links empregados nas narrativas jornalísticas hipertextuais apresentam categorias. De acordo com Luciana Mielniczuk, o link editorial corresponde ao conteúdo informativo do site. O link também pode tem a função de organizar o webjornal e integrar a narrativa dos fatos jornalísticos. Quando narrativos, os links editoriais, também podem ser subdivididos em:

a) acontecimento: compreende o fato noticiado, isto é, a notícia. b) detalhamento: apresenta explicações sobre o acontecimento de maneira mais aprofundada, com depoimento, entrevistas e declarações de especialistas sobre o fato.

c) oposição: acontece quando argumentos distintos são apresentados sobre o mesmo assunto, quando há contestação de informações das fontes oficiais apresentando dados e opiniões contrárias. d) exemplificação ou particularização: explica o fato com exemplos ou casos particulares, mostrando personagens. Os boxes são muito utilizados.

e) complementação ou ilustração: disponibiliza informações complementares para auxiliar no entendimento do acontecimento. f) memória: apresenta links ao que já foi publicado sobre o assunto, ou seja, oferece links para o arquivo do material.

No site da Folha de São Paulo, pode-se identificar a presença de links citados acima.
Na matéria 1 nota-se o link de acontecimento. Contando o fato dos atentados e informando o leitor. Na mesma página, ao fim da matéria, é por possível verificar link de complementação
com informações para auxiliar a compreensão do leitor. Também encontra-se, no fim página, link de memória .

No portal G1, também foram identificados os links mencionados. Pode-se ver um exemplo de link de acontecimento aqui retirada da página principal. Como um complemento da matéria principal, ou seja, um link de complementação temos a segunda matéria . E, como parte do arquivo, podemos conferir o link de memória .

No site Correio da Bahia também observa-se esses três links. Na página inicial o link de acontecimento . Depois, trazendo informações a mais o link de complementação . E por fim, o link de memória .

Por: Belissa Marchi
Naiara Rocha